Como viajar na pandemia

A crise do Coronavírus provocou várias mudanças nos hábitos das pessoas, inclusive no momento de viajar. Novos protocolos sanitários precisaram ser criados pelas companhias aéreas com o objetivo de reduzir as chances de transmissão do vírus. Além disso, viagens de carro e ônibus também requerem novos cuidados. Portanto, aprender a como viajar na pandemia é um dos primeiros passos para diminuir as preocupações em ser contaminado.

Sabemos que esse não é melhor momento para fazer viagens de turismo ou visitar os familiares. Muitas pessoas ficam receosas de serem infectadas ou até mesmo transmitirem a Covid-19. Porém, se não houver outro jeito e você precisar se deslocar assim mesmo, conheça algumas medidas higiênicas que você pode tomar para tornar a sua viagem mais segura.

Como viajar na pandemia com segurança?

Para muitos é inevitável viajar nesse momento. Mas fique despreocupado, pois existem algumas formas disso acontecer com tranquilidade, esteja você num ônibus, carro ou avião. Por isso, siga todas as dicas que daremos a seguir.

Intensifique os hábitos de higiene

Primeiramente, tenha em mente que os itens de proteção pessoal devem ser respeitados. Então utilize máscaras de proteção, leve consigo álcool em gel e mantenha a distância de outras pessoas.

Além disso, antes de entrar em qualquer meio de transporte, lave as mãos por pelo menos 20 segundos com sabão e água. Em seguida, evite tocar na boca, nariz ou nas mãos, principalmente se tiver encostado em superfícies, em outras pessoas ou em objetos.

Outro cuidado que você deve ter é o de não viajar caso esteja com sintomas de alguma doença contagiosa. Essa regra também vale para o contato com alguém que testou positivo para o vírus há pouco tempo.

Isso pode evitar que você transmita a doença para outras pessoas caso seja um portador assintomático. Ao seguir essas regras básicas de como viajar na pandemia será possível se sentir mais confortável durante o trajeto.

Tenha cuidado com sua bagagem

Caso viaje de avião e precise despachar a bagagem, evite ao máximo fazer aglomeração no momento de pegá-la na esteira. Uma sugestão é que você encape a mala com um plástico identificável, papel filme ou adesivo que facilite a higienização.

Essa dica servirá para que você identifique com facilidade a sua mala e outro passageiro não toque nela. Então escolha proteções que sejam coloridas e bem chamativas.

Opte por uma companhia aérea responsável

Às vezes não é possível se distanciar das outras pessoas, como recomendado. Mas é fundamental que você escolha bem a sua companhia aérea, que esteja de acordo com os protocolos de higiene indicados.

A empresa que promove a segurança dos seus clientes se mostra mais consciente e confiável do que aquelas que não se preocupam com isso. Então observe a postura dos funcionários e os procedimentos desde a fila para compra das passagens.

Descubra as suas necessidades

Caso não seja possível mudar a data da viagem ou adiá-la, certifique-se de que você estará cumprindo todas as regras estabelecidas. Evite ir até locais públicos com muitas pessoas, leve o seu lanche e evite ao máximo aglomeração e restaurantes.

Então separe as suas roupas, remédio e outros objetos de uso pessoal. Compre tudo o que você usará antes de viajar para não precisar comprar no seu local de destino. Evite ao máximo uma contaminação cruzada.

Quais os cuidados ao viajar na pandemia de carro ou de ônibus?

Viajar de carro pode ser mais demorado, porém ainda é mais seguro que viajar de avião. Isso porque a quantidade de passageiros é mais reduzida e o risco de se contaminar caso o seu colega de carro esteja com o vírus é menor.

No entanto, deve-se ter uma preocupação com as medidas de segurança. Além de higienizar as mãos com água, sabão e álcool em gel, o carro também ser higienizado. Por isso, limpe o câmbio, o volante, as maçanetas e o painel.

Além disso, recomenda-se que o carro esteja com as janelas abertas, ao invés de utilizar o ar condicionado. Isso porque o ar irá circular dentro dele e não será compartilhado entre os passageiros. Essa é a melhor forma de evitar contaminação pelo ar.

Em relação às viagens de ônibus, o passageiro deve ter o mesmo cuidado com os protocolos sanitários. Inclusive, as medidas de segurança estão cada vez mais rígidas e fiscalizadas para que as empresas do setor as sigam de forma correta.

Nesse caso, os cuidados são feitos desde o pré-embarque até o momento em que o passageiro está dentro do coletivo. O controle se inicia no espaçamento das filas, suspensão de salas vips e disponibilização de álcool em gel. Além disso, toda a equipe deve utilizar máscaras, cabelo preso e viseiras de acrílico. Aliás, as poltronas, banheiros e cintos devem estar limpos com álcool em gel.

Para ficar mais tranquilo, é muito importante que o passageiro entre em contato com a empresa para saber se ela está cumprindo todas as exigências. Essas são as melhores formas de saber como viajar na pandemia com segurança.

Quer viajar em segurança?

Alugue uma van com motorista. Você, sua família e seus amigos podem viajar tranquilos.

Leave a comment

WhatsApp